quarta-feira, 5 de março de 2008

genetica

Cromossomos e divisão das células
Cada espécie de hamster tem um número fixo de cromossomos e estes cromossomos existem em pares. O número de cromossomos para cada espécie é:

Espécie
Número de Cromossomos
Hamster sírio
44
Campbells anão/Hamster russo
28
Branco de Inverno anão/Hamster russo
28
Hamster chinês
22

Roborovski Hamster

Durante reprodução um de cada par de cromossomos é passado ao ovo ou o esperma (as células de germinação) durante um processo chamado divisão de redução. Durante reprodução o ovo e esperma unem-se para formar uma célula nova que contém o número completo de cromossomos.

Durante divisão de redução os cromossomos são duplicados para produzir uma irmã idêntica, por exemplo cromossomo UM é duplicado para produzir uma irmã um e cromossomo B é duplicado para produzir uma irmã b e durante divisão UM e sua irmã duplicada um testamento vem junto e então movem-se a fins opostos. Da mesma maneira cromossomo B e b unirão junto e então move-se a fins opostos. A célula dividirá para produzir uma célula de germinação com meio o número de cromossomos cheios então. As células de germinação conterão UM ou sua irmã um e B ou sua irmã b e assim as possíveis variações de UM, um, B e b que podem formar a célula de germinação ou são Ab, AB, ab ou aB.

Uma vez a célula formada com o número completo de cromossomos a divisão progressiva acontece para formar células novas. Os cromossomos são duplicados de forma que a célula dobre o número de cromossomos. Os cromossomos então linha para cima abaixo o meio da célula e a duplicata (a irmã) cromossomos emparelham para cima e então movem a fins opostos. A célula é dividida então no meio para formar duas células novas com cada contendo o número completo de cromossomos idênticos. Deste modo 1 célula se torna 2, 2 se tornam 4, etc.

Cromossomos de sexo
Com cromossomos de sexo a fêmea tem dois cromossomos idênticos X e então a fêmea é XX. Porém, em um macho os cromossomos de sexo são diferentes com um X e um Y sendo XY (Y que é a parte masculina do cromossomo). Então durante a divisão de redução a fêmea passará a metade do número de cromossomos (inclusive o cromossomo de sexo) para o ovo e o ovo conterá um cromossomo de X. O macho passará a metade do número de cromossomos por outro lado para o esperma mas poderia passar o X ou Y. Quando o cromossomo de X no ovo é fertilizado por um esperma que contém um cromossomo X do macho isto produz uma célula fêmea XX mas quando o ovo que X é fertilizado por um esperma que contém um cromossomo Y do macho isto produz uma célula masculina XY.

Genes
Cromossomos se assemelham a um fio de contas com as contas que são genes individuais e a localização de cada gene ao longo do cromossomo é conhecido como o locus. O locus é um ponto fixo onde um gene individual sempre será localizado no cromossomo. Lá é calculado para se ter de milhares de genes em cada cromossomo. Cada gene individual determina uma característica particular do hamster como forma, cor, pêlo, etc.

Genes de mutante
Durante duplicação quando os cromossomos (e genes) é duplicado para produzir uma cópia exata a ser passada ocasionalmente à descendência um erro acontece e resulta em um dos genes que são ‘modificados’. 'Genes modificados' é conhecido como um gene de mutante ou allele de mutante e é copiado então, durante a divisão progressiva. As chances de um gene mutante acontecer são extremamente raras, em algum lugar na região de um milhão a um, e um gene de mutante ocupará o mesmo locus (localização no cromossomo) que sua irmã normal é localizada.

Da mesma maneira que qualquer gene pode deformar, assim também enlate um gene de mutante deforme e assim pode haver vários mutações que desenvolvem com o passar do tempo de um único gene mas qualquer tal mutação sempre ocupará o mesmo locus no cromossomo e assim um locus pode ter muitos alleles de mutante conhecido.

Genes dominantes e recessivos
Onde uma célula de germinação contém um allele de mutante e a outra célula de germinação contém o ' allele de normal' a célula fertilizada resultando conterá um allele de mutante e um allele normal. Se a descendência é mudada então devido à presença deste allele de mutante na célula fertilizada que o gene de mutante é dominante.

Onde uma célula contém um allele de mutante dominante e um allele normal que isto está chamado o heterozigoto e onde a célula contém só o allele de mutante dominante que isto está chamado o homozigoto.

Se o allele de mutante deve estar presente em células de germinação e então a célula fertilizada contém só o allele de mutante e nenhum ' allele de normal' para mudanças na descendência ser visto o gene de mutante então é recessivo.

Genes mascarando
Alguns genes de mutante são capazes para ' máscarar' outro gene. Isto não está igual a domínio onde um allele de mutante localizaram a uma lata de locus particular ' override' um gene correspondente ao mesmo locus em um cromossomo de irmã. Mascarar é onde um gene a um locus em um cromossomo pode esconder os efeitos de outro gene a um locus completamente diferente no cromossomo. Por exemplo um gene de mutante que não permite a pigmentação preta para mostrar (a Nata Preta do Hamster sírio) pode mascarar um mutante gene preto. Os cromossomos poderiam conter os genes para um hamster preto mas se os cromossomos também contém os genes a um locus diferente que impede a pigmentação preta de mostrar, a descendência resultante não é preta (embora eles contém os genes de cor preta). da mesma maneira o gene de Campbells Anão Albino mascara toda a cor

Sexo uniu genes
Um sexo uniu genes quando um único dos cromossomos de sexo pode levar o gene de mutante. Por exemplo o cromossomo X da fêmea pode poder levar um gene de mutante particular mas o Y masculino não pode levar o gene de mutante. Então durante divisão de redução a fêmea passará o gene deformado com o cromossomo X para a célula de germinação mas o macho pode passar o gene deformado igualmente ao cromossomo X ou o gene normal no cromossomo Y. Então em fertilização a célula resultante ou conterá dois alleles de mutante e será fêmea ou conterá um allele de mutante e um normal e será macho.

Genes letais
Um gene letal é um gene de mutante que causa morte pré-natal ou pós-natal ou produz uma deformidade significante. Alguns genes são semi-letais onde ambas as células de gérmen contêm a morte do gene de mutante ou deformidade significante pode resultar, mas onde só uma célula de germinação contém o gene mutante a descendência resultante é saudável.

Nenhum comentário: