terça-feira, 4 de março de 2008

reproduçao 2

Antes de iniciar sua criação de hamsters deverá pensar o que vai fazer com as crias. Embora o tamanho médio de uma ninhada de um Hamster Sírio é de 8 crias eles podem ter até 18 crias e Hamsters Anão tem uma ninhada média de 4 crias mas pode ter até 14 crias. Então é vital que isto seja considerado antes de criar hamsters.hamster8.jpg (4565 bytes)

Lojas de animais de estimação podem estar dispostas a receber o excesso mas é melhor perguntar antes de tomar a decisão de criar seus hamsters.

Embora os Hamsters possam procriar com 4-5 semanas de idade, a idade ideal da fémea para ter cria pela primeira vez é aos 4-6 meses de idade. Se uma fêmea mais jovem que isto procria pode afetar o crescimento dela e pode resultar em uma ninhada pobre. Procriar pela primeira vez depois de 6 meses pode resultar em complicações ao dar à luz.
Idealmente uma fêmea deve procriar aos 4-6 meses e então esperar 3-4 meses para estar em condições antes de criar uma segunda niunhada, ao redor 8-10 meses. Às vezes é possível uma fémea procriar uma terceira vez com 12 meses de idade sem qualquer problema. Fêmeas são normalmente estéreis depois de aproximadamente 14 meses de idade.
Podem ser usados machos para procriar a partir das 5 semanas de idade e normalmente podem permanecer férteis até pelo menos 1½ anos de idade.
Um Hamster Sírio fêmea fica no cio por 4 dias (embora possa variar de 3-5 dias). Nessa época a fêmea será mais ativa e será receptiva às atenções de um macho. Fêmeas entram no cio à noite e normalmente permaneçem assim até a manhã cedo.
As fêmeas no inverno podem deixar de entrar no cio e isto pode ser ajudado estendendo as horas de luz do dia delas acendendo uma luz durante 12 horas cada dia por vários dias e alimentar com legumes.
Se uma fêmea é suspeita de estar no cio que ela deve ser colocada na gaiola do macho ou devem ser introduzidos a fêmea e o macho em território neutro. O macho nunca deverá ser colocado na gaiola da fêmea porque ela defenderá seu território até mesmo se ela está na época do cio. Se a fêmea não é receptiva ao macho ela deve ser removida e deverá ser tentado na noite seguinte novamente até que ela esteja receptiva.
O macho deve começar a se aproximar da fêmea e se ela esta receptiva que ela deve ficar ' gelada', com o corpo tenso ao andar e o rabo no ar. O macho montará então e desmontará vários vezes. Deve ser permitido acasalar durante aproximadamente 20 minutos a menos que um deles perca o interesse antes daquele tempo.
O período de gestação para um Hamster é de 16 dias. Durante a gravidez, alimento extra é benéfico assim como legumes e um pouco de leite. A gaiola deve ser limpa dois dias antes da ninhada chegar e à fêmea deve ser dado bastante material para fazer o ninho. A fêmea deve ser perturbada o menos possível próximo do momento do nascimento . Depois que a fêmea deu à luz há frequentemente sangue no ninho, mas isto é normal.

hamster criação sirio.jpg (34393 bytes)


O ninho não deveria ser movimentado ou as crias tocadas durante 2 semanas - fazer assim pode fazer a mãe rejeitar as crias . As crias nascem sem pelos e cegos e a pele começará a pigmentar ao redor de 4-6 dias e então o pelo começará a crescer. Ao redor de 8-10 dias as crias podem começar a anda em volta da gaiola. Em torno dos 16 dias eles estarão cobertos de pelos e os olhos deles começarão a abrir. É seguro pegar as crias neste momento por períodos pequenos e assim a gaiola pode ser limpa. Durante o tempo em que a mãe está criando a ninhada deve se colocar bastante comida e leite, legumes e ovos mexidos também serão benéficos.
As crias são desmamadas completamente e podem ser removidos da mãe com 3 semanas de idade e é uma idéia boa separar os sexos neste momento. As crias podem ser sexados olhando os órgão genitais. Há duas aberturas que na fêmea são tão fechados e juntos quase parecem uma só abertura e no macho haverá uma distância de cerca de 1cm entre as duas aberturas.
Com 6 semanas de idade as crias estão prontas ir a para as casas novas e se alojar separadamente.

Nenhum comentário: