quarta-feira, 5 de março de 2008

saude dos hamsters

Ao contrário do que muita gente pensa, o hamster, diferentemente do rato urbano, não transmite nenhuma doença aos seres humanos. Não há perigo de se contrair carrapatos, sarna e nem mesmo qualquer tipo de enfermidade ou contaminação por meio de sua urina ou suas fezes.Os humanos é que, caso não tomem cuidado, podem transmitir doenças aos hamsters, tais como resfriados, viroses, etc.
A qualquer sinal que o leve a acreditar que seu hamster não esteja saudável, leve-o ao veterinário o mais depressa possível, pois seu estado pode piorar muito rapidamente. Não tente tratá-lo em casa, pois ele é muito pequeno e sensível a medicamentos, e sua tentativa de ajudá-lo pode agravar ainda mais a situação.
Veja a seguir a relação de algumas doenças e situações preocupantes que podem afligir o hamster
Abscessos
Fungos
Alergia
Glândula de Cheiro
Alimentação Mal Balanceada
Papova Vírus
Amputação ou Falta de Membros
Hibernação
Ataque de Calor
Infecção Cutânea
Bochechas Obstruídas
Infecção na Bexiga ou nos Rins
Carrapatos
Infecção de Ouvido
Choque
Infecção de Pulmões
Constipação
Olhos
Deformidades Genéticas
Perda de Pêlo
Dentes
Prolapso Retal
Derrame
Resfriado e Gripe
Desidratação
Sangramento Vaginal
Diabetes
Sarna
Diarréia
Tumores e Câncer
Eutanásia
Unhas Compridas
Fraturas
Velhice
MedicamentosNo Brasil, por não existirem estudos suficientes e por ser difícil encontrar literatura especializada, muitos veterinários não têm experiência no tratamento do hamster, ou têm dúvidas a respeito dos medicamentos que lhe podem ser ministrados. Esta seção visa, acima de tudo, auxiliar estes veterinários, esclarecendo quais são e quais não são os medicamentos seguros e esses animais.
Obs.: Não medique seu hamster sem consultar um veterinário.Não utilize em seu hamster medicamentos indicados para humanos ou para outros animais, (como cães, gatos, coelhos, aves, etc.), a menos que aconselhado por um veterinário.
Antibióticos seguros para o tratamento em hamsters :
Baytrill
Neomicina
Estes antibióticos causam alergia extrema ou são tóxicos, e não devem ser utilizados:
Amoxicilina
Eritromicina
Ampicilina
Gentamicina
Carbenicilina
Lincomicina
Cefoxitina
Penicilina
Cefalexina
Streptomicina
Clorafenicol
Tetraciclina
Clindamicina
Vancomicina
Dihidrostreptomicina

Outros medicamentos utilizados por veterinários incluem:
• No caso de inflamação leve nos olhos - Colírio homeopático de Euphrasia• Para higiene de irritações cutâneas - Sabonete homeopático de Calêndula e Confrei• Pequenos cortes e inflamações locais leves - Natalene ou Trofodermin

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha hamster machucou a patinha... e eu usei a popular "sulfa", que é um pó anti-septico. Foi muito bom, sarou super rápido.